Olá, amigos!

Depois de um pouco mais de um mês sem atualizações, este blog volta às suas atividades normais. Ocorre que aproveitei este primeiro mês de 2010 para colocar algumas coisas nos devidos lugares, para poder enfrentar este ano que promete ser cheio, com difíceis eleições à vista. Tanto na grande eleição presidencial quanto nas escolhas estaduais, trata-se de um momento importante na vida do cidadão, pois em uma democracia representativa como a do Brasil, cabe a nós, eleitores, darmos nossa opinião e escolhermos aqueles que nos representarão nas esferas de poder, seja nos governando diretamente, como o Presidente da República e os Governadores de Estado, seja formulando leis e fiscalizando nossos governantes, como Deputados Federais e Estaduais (Distritais, no caso do DF) e Senadores da República.

Particularmente em Minas Gerais, temos um cenário bastante interessante. É sabido que teremos inúmeros candidatos a Deputado Estadual e Federal. Inclusive vários vereadores da Capital do estado tentarão vagas nessas duas casas de idéias. O Senado da República será muito disputado, pois teremos apenas duas vagas em disputa para nomes como Aécio Neves, Itamar Franco, possivelmente José Alencar, e Patrus Ananias ou Fernando Pimentel. São pessoas de peso político, e que já prestaram relevantes serviços à nação, e que podem assumir uma das cadeiras na, talvez, mais importante instituição republicana, responsável por revisar os atos do Presidente da República em esfera internacional, além dos trabalhos dos nobres Deputados Federais e a importante tarefa de referendar ou não a indicação presidencial para o Supremo Tribunal Federal e postos importantes como o Banco Central do Brasil e as Embaixadas brasileiras mundo afora.

Para a eleição de Governador, temos um cenário mais enxuto, porém não menos conturbado. O Vice-Governador Antônio Anastasia deverá ser lançado pelo PSDB para encabeçar a chapa governista. É o homem de confiança do Governador Aécio Neves, e será o Governador de Minas Gerais quando da eleição, já que Aécio terá que deixar o governo para ser candidato. Afora ser da confiança do atual governador, Anastasia é um dos melhores quadros do PSDB, e é um dos grandes pensadores que o Governador Aécio Neves teve na formulação do bem-sucedido “Choque de Gestão”. Sem dúvidas, é um nome muito forte, preparado para a grande responsabilidade que é gerir um estado tão grande e heterogêneo como Minas Gerais. Além de Anastasia, poderemos ter no pleito o Ministro das Comunicações Hélio Costa, pelo PMDB, e Patrus Ananias ou Fernando Pimentel pelo PT. Todos homens com história dentro da política mineira, o que leva a disputa a um nível muito bom.

Na grande eleição Presidencial, onde deverão votar cerca de 130 milhões de eleitores Brasil afora, avizinha-se uma nova disputa polarizada entre o PT do Presidente Lula da Silva, que lançará a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT do Rio Grande do Sul, e o PSDB, pela oposição, que lançará o Governador de São Paulo, José Serra. Desde 1994, os dois partido disputam o cargo de grande mandatário da nação, responsável por governar todos os brasileiros, e nos representar nas esferas internacionais. Além destes, e dentro da base de sustentação do governo, existem ainda as possibilidades de candidatura da Senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo PV, e do deputado Federal e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, pelo PSB, além de nomes lançados por partidos de expressão diminuta.

Portanto, nesse primeiro contato que temos em 2010, eu queria mesmo falar da responsabilidade que cada um de nós temos em nossas mãos. Não se trata apenas de chegar às urnas e votar em qualquer nome. É necessário pensar bem, pois as ações que tomamos naquele minuto em que depositamos nossas opiniões terão reflexos em nossas vidas durante ao menos os próximos quatro anos. É claro que ninguém tem bola de cristal, tampouco capacidade de prever o futuro, mas podemos imaginar, com base no que vemos nos dias de hoje, como será nossas vidas se este ou aquele candidato sair vitorioso deste pleito. Pense bem, amigo eleitor, pois seu voto pode ser mais um na contabilidade eleitoral, assim como pode ser o decisivo!!

Anúncios
comentários
  1. Luzia Alves Magalhães disse:

    Oi Leonardo, tudo bem?

    Estive por aqui, conhecendo um pouquinho de suas reflexões sobre a política. Gostei muito da coerência das idéias apresentadas e, mais ainda, da sua fluência na escrita. Espero acompanhar com atenção os acontecimentos deste ano que, como vc afirma, será muito importante para o nosso país. Voltarei assim que tiver um tempinho.
    Parabéns!
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s