Venezuela tem o aval do Brasil para entrar no MERCOSUL

Publicado: 16/12/2009 em Política Internacional
Tags:, , ,

Nesta última terça-feira, o Senado brasileiro aprovou o ingresso da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), por uma votação apertada. É uma das adesões mais controversas de uma nação a um bloco econômico que vislumbra a categoria de União Aduaneira. País de contrastes, tem no petróleo sua principal atividade econômica. Soma-se a Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai na tentativa sul-americana de formar um bloco comercial e também político com força para atual no cenário internacional.

Abaixo seguem dados sobre o novo integrante do MERCOSUL:

Nome oficial: República Bolivariana da Venezuela

Índice de Desenvolvimento Humano: 75.º lugar

 

GEOGRAFIA

 Superfície: 916.445 km².

Situação: Norte da América do Sul.

Limites: Ao norte com o mar Caribe e o oceano Atlântico, ao oeste com Colômbia, no sul com o Brasil, e no leste com Guiana.

Clima:Tropical

Recursos naturais: Espanhóis, italianos e portugueses

 

POPULAÇÃO

 População: 27.483 200 habitantes (estimativa de 2007)

 Religião: Católica (98%), Protestante (2%)

 Língua: Espanhol (oficial)

Taxa de crescimento: 1,38% Grupos etários: 0-14 anos (29,1%), 15-64 anos (65,7%) e + 65 anos (5,2%) Grupos étnicos: Espanhóis, italianos e portugueses Idade média: 26 anos

 

POLÍTICA

 Sistema: República federal Capital: Caracas. Divisões administrativas: 23  Independência: 05 de Julho de 1811 (Espanha)  Constituição: 1999  Poder executivo: Chefe de Estado (Hugo Chávez) e vice-presidente (Rangel Vale) 

  • A constituição de 1961 define a Venezuela como um estado federativo, baseado no princípio de governo republicano, democrático e representativo. O poder executivo é atribuído a um presidente, eleito por voto directo para um mandato de cinco anos. O poder legislativo é exercido pelo Congresso, dividido em duas câmaras: a Câmara de Deputados e o Senado. Integram o Senado dois representantes de cada estado, eleitos por sufrágio universal e ex-presidentes. O poder judiciário compreende a Suprema Corte, tribunais de jurisdição especial e tribunais de jurisdição extraordinária.

 

ECONOMIA

 Moeda: Bolívar.

 

Emprego sectorial: Indústria (48,2%), serviços (47,2%) e agricultura (4,6%) Parceiros Exportação: Estados Unidos (55,6%), Antilhas Holandesas (4,7%) e República Dominicana (2,8%) Parceiros Importação: Estados Unidos (28,8%), Colômbia (9,9%) e Brasil (7%)

  •  A Venezuela é o sexto maior exportador mundial de petróleo, e o sétimo maior produtor mundial de gás natural.
  • Possui minas de ferro, ouro, diamantes, cobre, zinco, níquel, magnésio, fosfatos, e carvão, que representam aproximadamente o 12% das reservas mundiais.
  • 63% do consumo energético interno é servido por energia hidroeléctrica.

 Fontes: http://www.prof2000.pt/users/anamartins/FLUP/LPO/Venezuela/index.html

http://www.ciberamerica.org

http://www.brasilescola.com/geografia/venezuela2.htm

Bandeira da Venezuela

Bandeira: Três linhas horizontais de cor amarela, azul e vermelha. Na linha central, sete estrelas brancas de cinco pontas em semicírculo.

 

Principais cidades: Caracas (1.975.787 habitantes); Maracaibo (1.764.038); Valencia (1.388.833); Barquisimeto (875.790); Ciudad Guayana (704.168); Petare (520.982); Maracay (459.007).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s