Oportunidades: Brasil atrai capital estrangeiro

Publicado: 03/12/2009 em Política Internacional
Tags:, , , ,

Amigos, abaixo segue uma importante notícias, vinda do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Trata-se do crescimento dos investimentos estrangeiros no Brasil, depois da elevação do nosso país ao nível Investment Grade, concedido pela Standard & Poor’s. O Brasil é, hoje, conhecido como uma terra de oportunidades concretas de bons investimentos. Esse é o resultado de um trabalho de 15 anos em área de política econômica.

Segue o texto:

Capital estrangeiro no Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi destaque do relatório “Global Investment Promotion Benchmarking” divulgado ontem à noite, 11 de maio, pelo Banco Mundial (BIRD). A Agência ficou no topo do ranking da América Latina e Caribe e em segundo lugar no quesito informação aos investidores, recebendo destaque em uma coluna de meia página do estudo (página 42).

O relatório de 86 páginas avaliou a habilidade de 181 instituições de atração de investimentos em promover seus países e influenciar investidores estrangeiros na decisão de onde aplicar seus recursos.  Entre março e setembro de 2008, técnicos do Banco Mundial simularam consultas de possíveis investidores a agências nacionais e regionais de investimentos e analisaram a eficácia dos serviços e informações oferecidos.
 
O estudo concluiu que 70% dos países pesquisados podem estar perdendo oportunidades de receber investimentos estrangeiros por falhas na informação e no atendimento a potenciais investidores. Mas o Brasil, por meio da Apex-Brasil, obteve um percentual de 82.7 na avaliação de esforços de informação ao investidor, atrás apenas da Áustria, que ficou em primeiro lugar no ranking. O relatório ressalta a qualidade das respostas e o alto nível de atenção e informação adicional ao cliente.

Duas consultas foram feitas à Agência durante a pesquisa e, na primeira delas, referente ao setor de bebidas, o Brasil recebeu a maior pontuação do ranking – 88%. “O atendimento revelou a fórmula do sucesso para a promoção de investimentos: responder especificamente às perguntas feitas. A Apex-Brasil forneceu estatísticas e informações relevantes e abrangentes sobre o setor, cumpriu prazos e entregou um relatório detalhado, exemplificando com um caso de sucesso que mostrou porque um investidor deveria apostar no Brasil”, detalha o relatório.

Resultado

O bom desempenho ressaltado na avaliação é resultado do esforço de estruturação da área de atração de investimentos da Agência, iniciada há dois anos. “Desde que começamos esse trabalho, o Brasil passou de U$ 34,6 bi para U$ 45 bi em investimentos estrangeiros recebidos, enquanto o investimento no mundo caiu 15%”, informa o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira. Segundo ele, o primeiro passo foi desenvolver um forte sistema de prestação de informação, com a preocupação de entender o que o investidor quer para melhor ajudá-lo a construir seu projeto no país. “Buscamos sempre agregar valor às informações prestadas para, com isso, colocar o Brasil na estratégia global de atuação das empresas estrangeiras”, diz. 

O atendimento ao investidor é feito por equipe especializada em setores da economia brasileira, que auxilia em todo o processo de decisão para a realização do investimento no Brasil. Isto coloca a Agência como o principal ponto de apoio destas empresas no País.  “Informamos desde o tamanho do setor pesquisado até onde encontrar mão-de-obra qualificada, passando por legislação, tributação, principais empresas etc”, explica a Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Márcia Nejaim. “Também organizamos e acompanhamos visitas técnicas dos potenciais investidores, auxiliamos no planejamento e desenvolvimento de projetos, indicamos fontes internas de financiamento e fazemos a ligação com os estados para auxiliar o investidor a encontrar o lugar ideal para se instalar”, completa.

Outra atividade executada pela Apex-Brasil são os Seminários Invest in Brasil, realizados em diversos países do mundo, que funcionam como uma plataforma para divulgação da imagem do País e de oportunidades de investimentos, levando especialistas em várias áreas para detalhar informações técnicas e estratégicas.
Fonte: MDIC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s