Carta Capital: Aécio recusa a garupa

Publicado: 04/11/2009 em Política Nacional
Tags:, , , , ,

Aimgos, segue reportagem da revista Carta Capital, que mostra a disposição do Governador de Minas Gerais para que haja uma definição rápida sobre a candidatura presidencial, pois, postergar o assunto só favorece a candidata do Presidente da República, que já se encontra em plena campanha.

Segue o texto:

*Colaborou Cynara Menezes

Uma tempestade, nesta primavera particularmente úmida e entediante, provocou o caos habitual em São Paulo na noite da segunda-feira 26. Pode ser que o clima do dia tenha afetado um pouco mais o humor do governador de São Paulo, José Serra. Durante a comemoração dos 10 anos da Faculdade de Campinas, a Facamp, Serra referiu-se em uma roda de amigos às pressões dos aliados por uma definição da candidatura do PSDB à Presidência. A frase, mera constatação, ganharia um tom assertivo, quase heroico, nos jornais do dia seguinte. Aos amigos, o governador afirmou: “É preciso ter nervos de aço”. Já os leitores dos matutinos paulistas, que não privaram da conversa no evento da Facamp, leriam o seguinte: “Tenho nervos de aço”.

Presidenciável mais bem colocado nas pesquisas, Serra vê se repetir a mesma situação de 2006, quando, no minuto final, após meses de romaria de aliados a sua porta, desistiu de enfrentar Lula na disputa presidencial e entregou a canoa a Geraldo Alckmin. Nas últimas duas semanas, lideranças do partido Democratas aumentaram o tom das cobranças. Rodrigo Maia, filho de Cesar e presidente da legenda, chegou a declarar a preferência pelo governador Aécio Neves, mas amenizou o discurso em declaração à CartaCapital. “Não é pressão porque a aliança não está sob risco, mas precisamos definir o candidato, sobretudo para poder organizar os palanques regionais.”

A cobrança animou o principal concorrente de Serra no PSDB, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Ante a pequena disposição da direção partidária em realizar as prévias por ele sugerida, o mineiro decidiu lançar um ultimato. Aécio pediu ao partido a definição do candidato até dezembro – e não em março, como prefere Serra. Caso contrário, afirma, anunciará oficialmente sua disposição de disputar o Senado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s