Praça da Liberdade: A cultura dos mineiros.

Publicado: 05/08/2009 em História e Política
Tags:, , , , , , ,

Um dos mais belos cartões postais da capital de todos os mineiros agora será conhecido como um grande ponto de cultura. A Praça da Liberdade, centro das maiores decisões do Estado de Minas Gerais se aproxima de sua nova realidade. Será um corredor cultural, não apenas para enriquecer a alma dos habitantes de Belo Horizonte, mas também para contar para o mundo um pouco da trajetória de lutas e conquistas do povo mineiro.

Segundo o Governador Aécio Neves, “prédios que estavam obsoletos para serem espaços de governo, agora são transformados inspirados naquilo que de mais moderno ocorre no mundo. Espaços arquitetônicos tradicionais, históricos, com conteúdo inovador. Portanto, aqui se transformará a Praça da Liberdade no principal espaço de convivência entre os mineiros e uma convivência amalgamada naquilo que temos de mais relevante que é a nossa tradição, os nossos valores culturais”.

É verdade que não existe nada mais importante para o mineiro que seus valores culturais, sejam estes vindos da história da terra mineira, ou de tradições familiares que perpassam o tempo. Em Minas se respira história e tradição, ainda que o moderno também tenha seu lugar na sociedade. Não quero dizer com isso que o mineiro é retrógrado ou muito conservador. Antes de tudo, o povo mineiro tem valores, vindos do seio familiar, que moldam seu caráter e move as diversas gerações rumo ao sempre desconhecido futuro, sempre muito bem alicerçados no conceito mais importante da sociedade: A família. É com esta base que o povo das Gerais alça grandes vôos, sejam eles pelo ar, como Alberto Santos Dumont, Sejam eles no ideal de interiorização do país, como Juscelino Kubitschek, sejam eles na grande cruzada pela redemocratização do Brasil, como Tancredo Neves.

Precisamos reconhecer o talento artístico do mineiro. O Governo de Minas está de parabéns por reconhecer isto e transformar um dos mais belos cartões postais de Belo Horizonte em um grande centro cultural. Desde aleijadinho e seus contemporâneos até os dias de hoje, esta é uma terra conhecida por revelar grandes artistas, inventores não apenas de materialidades, mas de idéias e ideais. E também aqueles que representam a alma íntima de cada um que nasceu e que vive nas alterosas. Essa gente que luta, trabalhando dia após dia, em busca do seu sustento também, mas principalmente em busca de seu próprio crescimento enquanto humano.

É para este povo que se estão recuperando os prédios históricos e os enchendo de conteúdo moderno como nas principais capitais da cultura pelo mundo afora. É para que cada mineiro possa se enxergar, se sentir inserido no contexto dessa história tão bela e rica, que a cada dia evolui mais um tom. É para o mineiro do ontem e do hoje, e também para o mineiro do amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s