Perspectivas de um ano bom!

Publicado: 09/01/2009 em Novidades Políticas
Tags:, , , , , ,

Olá leitores,

Estamos só no início ainda, mas 2009 promete ser um grande ano em diversos campos de atuação humana. Como vivemos em um mundo integrado, cada mudança em uma área tem a incrível tendência de afetar as demais áreas.É a grande teia das relações humanas, que está sempre descobrindo maneiras de interligar ainda mais a vida dos homens.

Para este blog, o ano começa no dia 20 de Janeiro. Apesar da crise no Oriente Médio estar atormentando o mundo político, pois esta não é uma querela de fácil solução, todos concordam que a posse do Presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, iniciará um novo ciclo. Portanto, devemos ficar de olho no que vai acontecer com aquele país nos próximos meses, pois qualquer erro na condução da política norteamericana produz sérios reflexos para o resto do mundo.

No Brasil, 2009 é um ano de arranjos e preparação para a histórica eleição de 2010. Pela primeira vez, desde as eleições de 1989, o Presidente Lula da Silva não terá seu nome na disputa eleitoral. Mas ele é certamente um importante eleitor, e já tem uma candidata para substituí-lo: A Sra. Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil.

Os maiores partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) também já se articulam em torno de uma candidatura para a disputa com Dilma Rousseff. Estão entre dois notáveis tucanos: José Serra, de SP, e Aécio Neves, de MG. Enquanto Serra lidera as pesquisas, quase com o mesmo percentual com o qual perdeu para o Presidente Lula da Silva, o governador mineiro, neto do ex-presidente Tancredo Neves, se entusiasma com sua linha ascendente em recentes pesquisas.

No poder legislativo, fevereiro será mês de eleições. Câmara e Senado chegam divididos para 2009. Tudo por conta de um desentendimento entre as duas casas por conta da lei que aumenta o número de vereadores nos municípios brasileiros. O PMDB promete ser o fiel da balança nesta eleição. Maior bancada nas duas casas, este partido tentou costurar uma aliança que reconduziria o ex-presidente Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados, e Tião Viana (PT-AC) ao comando do Senado, e, por consequência, do Congresso Nacional. Mas o jogo embolou todo, já que outras alianças costuradas na Câmara e no Senado podem dinamitar o acordo PMDB-PT.

Na câmara, O ex-presidente Aldo Rebello (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-SP) ameaçam o também ex-presidente e candidato do PMDB, Michel Temer. No Senado, ainda existe um impasse dentro do PMDB, entre o ex-presidente José Sarney (AP) e o atual presidente Garibaldi Alves (RN), para saber quem deverá enfrentar o atual vice-presidente Tião Viana na disputa.

é… Este deverá ser mesmo um importante ano para a política!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s